Água, vento, aldeia, mar, desejo, árvore... São palavras de que gosto. Quais são as vossas palavras favoritas, quer pelo som ao pronunciá-las em português, quer pelo seu significado?
Escrevam-nas nos comentários explicando a razão da vossa escolha e façamos entre todos um dicionário só nosso ;-)
Se tenho de escolher só uma palavra, vou escrever "solidariedade". Acho que é preciso sermos solidários para que o mundo seja melhor. Gosto muito de este conceito como uma qualidade de igualdade das pessoas, não como caridade. Se partilharmos mais, con certeza que o mundo seria mais justo, e teríamos mais oportunidades.
ResponderEliminarNa língua portuguesa gosto mais do sonido das palavras do que o seu significado. Portanto gosto sobretudo daquelas que contêm a letra v. Viver, verão, estável, responsàvel, possível...
ResponderEliminarBom dia, eu estive a pensar só uma palavra favorita, vou escrever "praia". A praia é calma, as vezes agitado, as nossas vidas sao com o mar, sempre teien alteraçoes.
ResponderEliminarNa minha opiniaõ, há palavras que continuam a ser usadas no português culto que já não são usadas no espanhol culto o que soam antigas para nós. Por exemplo: pescoço, carruagem ou bilheteira. Este conceito é interessante para mim, é por isso que elas são as minhas palavras favoritas.
ResponderEliminarQue melhor do que compartilhar.
ResponderEliminarCompartilhar, essa é a palavra favorita para mim.
Nossas coisas, nosso tempo, o mesmo com o irmão e com o amigo, até com o desconhecido. Eu acho que o compartilhamento faz muito bem a nós e aos outros. Compartilhar sempre sem esperar nada em troca.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa tarde colegas!
ResponderEliminarQuando começei estudar esta língua uma das primeiras palavras de que gostei foi "além disso". Também gosto imenso das palavras "embora" e "se calhar". Como já se aperceberam, adoro os conectores, dão fluência à conversa!
Beijinhos! Idaira.
Eu gosto muito da palavra "rapariga". Eu gosto dela porque tem um son agradável, alem disso, acho que é uma palavra para se dirigir a alguém com carinho. Tambén gosto das palavras que em português usam se com diminitivos "bejinhos""rapidinho"
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO que você diz sobre a palavra saudades, não é maravilhosa?
ResponderEliminarA palavra que mais gosto é carro, porque eu a relato quando criança e fiz uma peregrinação de carro. Fiquei muito surpreso quando descobri que em português é um carro.
ResponderEliminarHá muitas palavras portuguesas das que gosto muito, pela sua entonaçao... sobre todo as que contêm palabras en "j" e "v" pela peculiar pronúncia. Vou elegir a palavra "primavera" pelo que isso significa: começar o bom tempo, dias mais cumpridos e campos verdejantes cheios de flores.
ResponderEliminarBegoña B1
ResponderEliminarGosto da palavra portuguesa "vaga-lume" que me leva au passado, a minha infância. Naquelas noites quentes de verâo na casa dos meus avós com os primos, ficavamos cativados pela nuvem de vaga-lumes que voava sobre as nossas cabeças e que quando perseguíamo-nas, apagavam-se devagarinho.
A minha palavra favorita é saúde porque é o que pido sempre para minha família é para todas as pessoas. eu acahava que a palavra saúde, em espanhol, se escrevia iguai que em portugueis.
ResponderEliminarOlá! Eu tambén gosto muito de a palabra saudade, acho que tem um significado especial e carinhoso. Outra palabra que chama-me a atençao é cabeleleiro, pensó que é muito divertida.
ResponderEliminarOlá! Acho que há muitinhas palavras portuguesas das que gosto imensamente, pela sua pronúncia e pelos seus significados tão misturados. Más as minhas palavras preferidas são: embora e saudade.
ResponderEliminarEmbora, pelos seus múltiplos usos e saudade pela sua amplitude do significado.
Bon día, senhor professor. Desculpe a demora.
ResponderEliminarNo meu caso, não posso ficar com apenas uma palavra mas com uma expresão, nomiadamente, "ten que me dar o bilhete de identidade". Isto é mesmo assim por eu trabalhar num supermercado e foi com esta expresão que eu consegui interatuar pela primeira vez con os vizinhos portugueses. Aliás, os meus conpanheiros extranhavan-se pois é que ninguém falava português nem tinha interés en falá-lo, ainda tivessen umas condições ótimas para practicarem-no.
Corria 1995, foram os meus primeiros meses en Badajoz.
Olá a todos!
ResponderEliminarAlgumas palavras já foram escolhidas pelo professor para escrever uma história com elas. Não cheguei a tempo. No entanto, aqui vai a minha: SOZINHO.
Podem pensar que é uma palavra triste. Se calhar, é. Mas para mim, pela pronúncia, é tão querida... Gosto imenso da pronúncia.
O professor não pôde escolher a minha proposta porque não fiz esta atividade a tempo, mas quis usa-la na minha história.
Podem lê-la. É a entrada mais recente.
Aproveito para pedir desculpas pelo atraso dos meus trabalhos.
Cuidem-se.